Bem vindos!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

As contribuições gregas para a Astronomia







  Na Grécia, com os filósofos pré-socráticos e seu afã de explicar o mundo em todos os seus aspectos, foram criadas imaginativas explicações teóricas sobre os corpos celestes. O exame dos fragmentos sobreviventes indica que esses intelectuais tinham grande interesse pela Astronomia e podem ter sido os primeiros astrônomos da Grécia, pelo menos em relação a teorias sobre a mecânica celeste.

  Sabe-se que o sistema astronômico do eleata Parmênides (-515/-445) teve grande influência durante o Período clássico, mas até hoje não foi possível reconstruí-lo satisfatoriamente a partir dos poucos fragmentos que tratam desse assunto.

  As maiores contribuições dos gregos, porém, foram a descrição de sistemas racionais para descrever o movimento aparente dos corpos celestes e a elaboração de modelos da estrutura do Universo. Eudoxo de Cnido (-400/-347) foi o primeiro a usar a geometria para descrever o movimento dos astros.

  O modelo de Universo mais aceito na Antiguidade (e também na Idade Média),  sistema geocêntrico, foi imaginado e desenvolvido pelos pensadores gregos. Nessa concepção, a Terra era considerada o centro do Universo conhecido. Foram também os gregos os primeiros a imaginar o sistema heliocêntrico, que posteriormente se comprovou ser o sistema correto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário