Bem vindos!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Dança: "O ritmo dos gregos"

  
  Da Antiga Grécia, vem como costume a dança circular de mãos dadas, que era como um ritual aos deuses, as pessoas ficavam em volta da fogueiras ou árvores. Um ritmo interessante é o Ballo ou Syrtos, presente em quase todas as culturas, inclusive na brasileira, onde é a gente conhece muito bem, é só viajar no tempo e se lembrar das cirandas e cantigas de roda.
  A dança grega expressa o estado, e o espírito do seu povo. Podemos classificá-las em dois grandes grupos: as folclóricas, típicas e tradicionais, originárias das ilhas e das montanhas, são dançadas em dias festivos e de comemorações. O outro grupo, é os das danças boêmias, é originária das prisões, das épocas de guerra e dos portos, especialmente o de Pireus, as mais populares, como o Tsiftetéli, são exibidas quase que diariamente nos nights clubs de Atenas. As danças folclóricas são muitas e tem a característica de sua região de procedência, variando desde a vestimenta utilizada até os instrumentos musicais. Assim, a gaita está muito ligada às músicas do norte da Grécia, como o violino às músicas das ilhas ( Nisiótika ). O Buzuki é o instrumento musical mais típico e está presente  quase que obrigatoriamente em qualquer ritmo da música grega já as roupas utilizadas nas danças folclóricas variam de região para região e conforme as condições climáticas e a conotação que da música.
  Hoje, o Tsifteteli é muito popular em toda Grécia, é dançado nas festas, shows e discotecas e geralmente é dançado por casais onde o homem tem a função de enaltecer os movimentos sinuosos e a marcação dos quadris e ombros de sua parceira. Entretanto, cabe lembrar-se da grande diferença que existe entre uma dança executada informalmente de uma dança executada profissionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário